Sorologia para Covid 19, o que sabemos?

Sorologia para Covid 19, o que sabemos?

O que significa sorologia de anticorpos IgM, IgG e IgA para Covid? Existe a possibilidade de ter novamente a doença? Essas perguntas têm se tornado o cerne da questão, atualmente, com a flexibilização da quarentena.

A sorologia para Covid é um exame de sangue comum que os laboratórios já estão realizando rotineiramente.

A produção desses anticorpos, que são um tipo de proteína, ocorre em resposta a maioria dos agentes virais agressores ao nosso corpo e, quando positivo, indicam que houve uma infecção prévia pelo agente específico.

Os anticorpos não se prestam para dizer se um paciente está ou não com a doença, mas podem ser úteis para avaliação da situação epidemiológica dos pacientes que já entraram em contanto com o vírus, como se dá a resposta imunológica das pessoas e, no futuro, possivelmente avaliar se um paciente é suscetível ou não à doença. Leia o texto sobre imunidade rebanho em http://cliampe.com.br/imunidade-de-rebanho-ao-coronavirus-quando-chegaremos-la/

Os anticorpos começam a aparecer uma a três semanas após o início do quadro clínico e isso é importante para saber qual o melhor tipo de exame que irá ser solicitado. Conforme dito acima, não tem como afirmar com o teste sorológico, se existe doença ativa.

De uma forma geral os anticorpos IgM começam a ser produzidos logo ao início do contato com o vírus, daí porque indica infecção recente; enquanto que os IgGs se desenvolvem após o IgM e podem então ter um nível sérico mais duradouro, sendo detectado por meses a anos, mas ainda é incerto o tempo que esses anticorpos ficam presentes no organismo.

Vale sempre reforçar que as autoridades mundiais ainda não se posicionaram em relação a imunidade duradoura contra o Covid, porém é fato que não se tem observado episódios de reinfecção, apenas alguns casos anedotais. A recomendação, porém, é que sigamos tomando todas as precauções necessárias para assistir aos pacientes, suspeitos ou não.

Não é recomendado fazer o teste sorológico para a definição de volta ao trabalho ou às escolas e mesmo que você tenha sido testado positivo, não o exime de manter todas as recomendações propostas de distanciamento social, utilização de máscara de forma contínua, não tocar nela e nem no rosto, ter sempre ao alcance álcool gel e sempre lavar as mãos.

Portanto a palavra do momento ainda é cautela e que o isolamento social ainda é o fator de mais impacto para a prevenção da doença, você só deverá sair de casa caso seja estritamente necessário.

Deixe uma resposta